Mágoa, o Cárcere da Alma

(Colossenses 3.13-14)

Vivemos dias em que sofremos mais por causa das pessoas do que por causa das circunstâncias. As pessoas nos fazem chorar mais do que as dificuldades da vida. Mesmo no seio da igreja do Senhor, vemos a raiz da amargura crescendo a cada dia. A recomendação bíblica é que abramos o nosso coração para o Senhor e esforcemo-nos para romper todas essas dificuldades, com oração e vida no altar do Senhor.

O pastor Hernandes Dias Lopes disse: “O resultado do adoecimento das relações humanas é a mágoa. Esse sentimento de amargura se instala no solo do coração e lança suas raízes trazendo perturbação para a alma e contaminação para os que vivem ao redor. A mágoa é a ira congelada. A mágoa é o armazenamento do ressentimento. A mágoa é entulhar o coração com o rancor, é alimentar-se do absinto do ranço, é afogar-se no lodo do ódio, é viver prisioneiro na armadilha da vingança.

A mágoa é uma prisão. Ela é o cárcere da alma, o calabouço das emoções, a masmorra escura onde seus prisioneiros são atormentados pelos verdugos da consciência. Quem se alimenta da mágoa não tem paz. Não tem liberdade. Não tem alegria. Não conhece o amor. Não atem comunhão com Deus. Não pode adorar a Deus, nem trazer sua oferta ao altar. Quem retém o perdão não pode orar a Deus nem receber dele o perdão.

A mágoa é auto-destrutiva. Ferimo-nos a nós mesmos quando nutrimos mágoa por alguém. Guardar mágoa no coração é como beber veneno pensando que o outro é quem vai morrer. Quem guarda mágoa no coração vive amarrado pelas grossas correntes da culpa. Quem vive nessa masmorra adoece emocional, física e espiritualmente. Há muitas pessoas doentes porque se recusaram a perdoar. Na igreja de Corinto havia pessoas fracas, outras doentes e algumas que já estavam mortas em virtude de relacionamentos adoecidos (1 Co 11.3). Tiago ordena os crentes a confessarem seus pecados uns aos outros para serem curados (Tg 5.16). Há muitas pessoas vivendo cativas no calabouço do diabo, prisioneiras do ódio, acorrentadas pela mágoa, cuja vida espiritual está arruinada. Gente que precisa ser liberta dessa prisão existencial, desse cativeiro espiritual.

O salmista Davi orou pedindo a Deus para tirar a sua alma do cárcere (Sl. 142.7). A chave que abre a porta dessa masmorra é o perdão. O perdão traz cura onde a mágoa gerou doença. O perdão traz reconciliação onde a mágoa gerou afastamento. O perdão traz alegria, onde a mágoa produziu tristeza e dor. O perdão restitui aquilo que a mágoa saqueou. O perdão é a faxina da mente, a assepsia da alma, a limpeza dos porões do coração. Perdoar é zerar a conta. É nunca mais lançar no rosto da pessoa a sua dívida. Perdoar é lembrar sem sentir dor. Perdoar é não retaliar. É pagar o mal com o bem. É abençoar aqueles que nos amaldiçoaram. É fazer o bem àqueles que nos fizeram o mal. Perdoar é ser um vencedor, pois é vencer o inimigo não com a espada, mas com o amor. Perdoar é sair do cárcere da alma, é ser livre, é viver uma vida maiúscula, superlativa e abundante. Perdoar é viver como Jesus viveu, pois ele não retribuiu o mal com o mal, antes por seus algozes intercedeu. Perdoar é ter o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”.

Meu irmão, minha irmã, chegou a hora de raiar a liberdade em sua vida. A Palavra de Deus liberta: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.32). Jesus Cristo liberta: Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Jo 8.36). É hora de sair do cárcere que prende a sua alma com as grossas algemas da mágoa. É hora de experimentar a liberdade do perdão. É hora de tomar posse da vida abundante que Jesus lhe oferece!

Aproveite esse dia que se chama HOJE, para refletir sobre sua vida e repensá-la. Será que você não tem sido presa de algum ressentimento, mágoa, rancor ou ódio? A falta de perdão, faz você mais ligado(a) ao seu ofensor. Só o perdão unilateral solta você e ele(a) do cárcere, pois Deus agirá para o seu bem.

Com votos de total libertação em Cristo, seu amigo de sempre,

CAvelar.

(Pastoral do semanário O Arauto, Semana 08/11 a 15/11/2009)

12 comentários em “ Mágoa, o Cárcere da Alma ”

  • Adriana escreveu em 11 de junho de 2010, 0:00

    Quando criança a magoa era da minha avó, depois minha mãe, depois meu pai, depois meu irmão, meu padrasto, minha avó de novo….Eu pensei que encontraria um marido que nunca me magoasse, hoje, descobri que a mágoa está dentro de mim, mesmo contrariada resolvi me informar. sou doente e sofro de todos os sintomas supra citados. Como é dificil para quem guarda mágoas se livrar de tanto rancor, é ter de mudar tudo em vc, parar de esperar dos outros as atitudes q vc tomaria, é muito dificil, por mais q não pareça…

  • marilene gonçalves ferreira escreveu em 27 de setembro de 2010, 15:04

    Pr.hernandes por poucas veses assiti seu programa pela tv,mais sou sua fã numero 1,pois ja li alguns de seus livros tambem que me abençoou muito e agora por acaso proc .por suas mensagens,e posso dizer q fuito muito abençoada com essa mensagem,vou imprimir p refletir juntamente com minha mae.ela esta enferma e eu posso ver que sua enfermidade maior é mágoa ,ja conversei c ela mas nao adianta muito.Mas n vou desistir,ela tem mágoa de 30 anos atras e n esquece.Que Deus continue falando ao seu coraçao p/ tambem nos abençoar.Abraço marilene.

  • Daniela A. escreveu em 8 de outubro de 2010, 14:41

    É realmente muito difícil conviver com tanta mágoa dentro da gente! Só machuca, estraga a vida e é uma dor que parece nunca cessar, uma ferida que nunca vai cicatrizar!
    Sei que o perdão curaria esse monte de mágoa e dor que sinto aqui dentro, mas não sei como perdoar…
    Já li várias coisas a respeito, conversei com Deus e com pessoas, mas nada adiantou…continua doendo e me fazendo mal…tanto que, mesmo com tanta fé em Deus, chego a temer o futuro por causa de tanta dor que essas mágoas causam em mim…

  • INEZ CRISTINA escreveu em 16 de outubro de 2010, 20:43

    hj 16 de outubro estou triste magoada com meus irmãos .mas Deus enviou duas irmãs q não há conheço,tel tocou comecei converçar e pedi oração.chorei muito.apos entrei internet coloquei na palvr magoa e li so veio cofirmar q sinto e Deus esta afastando de mim de eu sentir tristeza e magoa.Peço oração pelo amor de DEUS ESTOU PRECISANDO MUITO NÃO AGUENTO MAIS. ESTOU NO MEU LIMITE. PRECISO MUITA ORAÇÃO. BOA NOITE

  • patricia duarte escreveu em 15 de fevereiro de 2011, 21:25

    ESTOU MUITO TRISTE COM MEU MARIDO ,JA TEM UMAS DIAS MEU MARIDO NAO ME RESPEITA MAIS ME XINGAR ME HUMILHAR .TO NO MEU LIMITE CHEGO A PENSAR QUE NAO AMO MAIS .CHEQUEI A ODIALO MUITO MUITO ODIO MESMO TENHO NOJO QUANDO ELE CHEGAR DO TRABALHO E MUITO RUIM PRECISSOR PERDOALO NAO SEI COMO ,TENHO UMA BEBE LINDA COM ELE QUE DEUS ME ABENÇOA HJ .

  • Miss Marcia escreveu em 21 de fevereiro de 2011, 22:48

    Porque é mais fácil desistir do que lutar? Vence o mal e com o bem. Jesus diz que sem mim nada podeis fazer. Creia que com a ajuda de Deus vocês restaurarão o amor. Pois essa é a vontade do Senhor.

  • Fabiana Dairel escreveu em 7 de abril de 2011, 0:17

    A mágoa é uma das piores coisas. A alma fica se abate !!!
    A pessoa se torna escravo desse sentimento cruel, devastador.
    A mágoa está ligada diretamente ao perdão. Às vezes não é fácil perdoar, vez que somos seres humanos, porém, existe uma força superior, um amor incondicional, que nos quebranta, chamado: DEUS.
    Ele nos livrar desse sentimento horrível, chamado mágoa.
    DEUS liberta, renova… Já senti muita mágoa de uma pessoa da minha família, mas, DEUS me libertou, quebrou as correntes, e eu aprendi o verdadeiro sentido da palavra perdão.

  • luciene escreveu em 12 de setembro de 2011, 11:09

    EU DESDE CRIANÇA SOFRI MUITO SEMPRE VIVI SEM UM PAI E UMA MÃE SOU MAGOADA COM TUDO, DEPOIS DOS 14 MOREI COM MEU PAI E MADRASTA NUNCA ME DEI BEM COM ELA BRIGAVAMOS MUITO, SOU MUITO MAGOADA COM MINHA FAMILIA, MEU MARIDO E UMA PESSOA QUE ME AMA MUITO E SOFRE COM ISSO ELE JA CONSEGUIU QUE EU MUDASSE MUITO,MAIS AINDA TENHO MAGOA…O QUE FAÇO SO TRATO MEU MARIDO NA IGNORANÇIA ELE ME TRATA TÃO BEM SEM QUERER AS VESES FALO ALGO QUE MAGOA ELE.. BEIJOS XAU ENTREI NA INTERNET COLOQUEI MAGOA ME VEIO ESSA MSG ENTÃO SENTI QUE ERA PARA ME DESABAFAR…. TCHAU BOM DIA.

  • ANTONIO CELSO escreveu em 28 de outubro de 2011, 13:03

    Lições para nossas vidas!

  • ANTONIO CELSO escreveu em 28 de outubro de 2011, 13:04

     Cada vez que ouvimos palavras verdadeiras, aprendemos mais !

  • Solano Basileu escreveu em 18 de novembro de 2011, 20:12

    Tudo na nossa vida é quetão de escolha… eu escolho fazer o bem ou o mal… É preciso também decidir mudar… e isso é pessoal, como igreja, podemos te ajudar, mas não te mudar… e para isso é preciso haver comunhão, convivência… esperamos sua visita!
    Pr Solano Basileu

  • Solano Basileu escreveu em 18 de novembro de 2011, 20:14

    É isso aí!!!!
    Pr Solano Basileu

Copyright © 2014 Igreja Batista do Calvário . Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Flavio Paiva com Design de Rafael Timo